top of page

O óleo e o meio ambiente

 

Temos como grande auxiliar de cozinha, o óleo. Porém, quando o óleo é despejado em locais inadequados, pode causar muitos problemas como o entupimento dos canos, e causa principalmente danos ao meio ambiente, quando jogado em redes de esgoto. 

 

 O que acontece? 

      Quando o óleo de cozinha, é despejado em locais inadequados, polui córregos, riachos, rios e solos; permanece no solo impermeabilizando-o e contribui para o acontecimento de enchentes; quando entra em decomposição, solta gás metano durante esse processo, causando mau cheiro e principalmente, agravando o efeito estufa; além disso, impede a passagem de luz e a oxigenação naquele meio, prejudicando a vida aquática. Não jogar óleo em fontes de água é uma questão de cidadania e respeito ao meio ambiente em que nós vivemos. Por essas e outras, o assunto deve ser tratado por todos nós.

 

Por que não se falava disso antes?

      A questão do óleo parece ser uma novidade para todos, mas na verdade, nossos rios (tanto industriais, quanto domiciliares) estão poluídos há muito tempo. Além disso, quanto mais poluído estiver os reservatórios que abastecem as cidades, mais caro fica o seu tratamento. Embora o assunto esteja em foco só nos dias atuais, sabemos que nunca é tarde para cuidar do meio ambiente.

 

O que devo fazer?

    “Para isso, basta armazenar o óleo dentro de uma garrafa pet, por exemplo, e entregar para os responsáveis pela coleta seletiva do município”, sugere Priscila de Fátima Castro, secretária administrativa da Cooperativa de coleta seletiva de São Carlos.

Afinal, o óleo pode ser reaproveitado para a fabricação de sabões. Se você quiser saber mais sobre a fabricação do sabão, acesse nossa página:

http://legiaoeco.wix.com/legiaoeco#!sabo-produo-e-reaes-quimicas/c1b9n

 

 

 

 

Agora que você já sabe o que fazer, não espere pra começar, o mundo inteiro está contando com você!

Fonte: http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=5160

Postado por: Nathália Batista

bottom of page