top of page

Clique aqui e saiba como o sabão é produzido e as reações químicas desse processo.

 

Óleo: grande causador de danos ao meio ambiente

 

O óleo é um dos ingredientes principais na cozinha de qualquer um, tendo diversas utilidades: usam-no como tempero, apenas para a fritura, entre outros exemplos. Mas, seu fim normalmente é o mesmo, independente do uso: ralo da pia ou cesto de lixo. Mas o óleo de cozinha não é apenas prejudicial à saúde humana, ele também causa fortes impactos na saúde do meio ambiente. Apesar de ser desconhecido por muitos, o óleo vegetal causa imensuráveis danos à natureza quando descartados da maneira incorreta.

 

Quando o óleo de cozinha usado é despejado diretamente no lixo, ou no ralo da pia, polui riachos, córregos, rios, solos, podendo inclusive danificar o encanamento da própria residência. Além disso tudo, o óleo interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e impede a transferência do oxigênio para a água, o que dificulta a vida nestes sistemas. 

 

Quando lançado no solo, que é o caso dos óleos que vão para lixões ou aqueles que vem junto com a água dos rios e acabam por se  acumular em suas margens, este impermeabiliza o solo, assim impedindo que a água se infiltre, agravando ainda mais os problemas de enchentes.

 

Um litro de óleo de cozinha pode poluir certa de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

 

Para resolvermos um pouco desse problema, uma das grandes soluções a serem apresentadas, é a confecção de sabontes feitos de óleo usado, como já dizemos anteriormente em uma de nossas postagens. Fique de olho você também, para não jogá-lo no lixo ou na pia!

 

Adaptado de http://www.sermelhor.com.br/ecologia/oleo-de-fritura-o-problema-tem-solucao.html

 

 

bottom of page