top of page

Megacidades (crescimento descontrolado)

 

O crescimento “descontrolado” das cidades e de sua população gera grandes problemas, principalmente ambientais, que por sua vez acarretam problemas sérios de saúde na população.

 

O aumento do número das megacidades, de forma descontrolada, tem contribuído para a constante poluição do ar, fazendo com que os habitantes dessas áreas tenham diversas doenças causadas por poluentes.

Algumas cidades, por tamanha a poluição, as vezes tem de cancelar vôos devido a impossibilidade de enxergar. Isso nos alerta para a importância do planejamento urbano.

 

Um exemplo disso é a cidade de São Paulo. Possui uma frota de mais de 6,7 milhões de veículos (sendo 4,8 milhões automóveis). A maior cidade brasileira enfrenta problemas com a poluição e a qualidade do ar.

Alguns dos problemas de saúde que podem ser causados pela poluição são asma, pneumonia, bronquite, inflamações dos vasos sanguíneos do aparelho respiratório e diversos tipos câncer, como de pulmão e garganta. Problemas cardíacos, riscos durante a gestação e até o desenvolvimento de autismo e a redução da expectativa de vida estão relacionados à poluição.

 

Para reduzir as consequências catastróficas desse continuo processo, as pessoas podem optar por usar um meio de transporte mais limpo, como a bicicleta, reduzir o uso de energia (sobretudo nos horários de pico, quando a rede elétrica se sobrecarrega, sendo necessário a utilização de fontes complementares de energia baseadas em combustíveis fósseis).

 

Autor: Fernanda Rodrigues

Revisão: Adriana Fortes e Nathália Batista.

bottom of page